quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bairrismos...

Não largo meu Siará Grande por nada no mundo! Estava conversando com uma amiga de chats da vida, que me perguntou pq somos bairristas aqui no Ceará... E qual é a graça em ser bairrista... Somos presos a nossa "terrinha", sim, somos bairristas sim, e a graça em ser bairrista é amar sua terra! Não desmereço a  terra alheia, mas  a minha é melhor... Mesmo com todos os defeitos, sabe?


Amo ser cearense, pq isso me diz q sou forte, batalhadora, q meu povo resiste a seca, a cheia, a morte,a  desgraça e ainda tem animo pra tocar a  vida... Pra mim o Ceará eh o melhor lugar do mundo justamente por que é cheinho de defeitos q fazem dele a minha terra...



Posso ser uma cidadã do mundo um dia... Mas sempre vou ter um pedacim de rapadura, um peixim seco e uma farinha nos bolsos! Ainda vou sair daqui sim, correr mundo... Mas eu vou sair do Ceará e o Ceará num vai sair de mim... O bom de ser bairrista eh isso, por que sua terra esta sempre com você, mesmo você não estando nela...




(sim, escrevi o texto baseado na conversa q tive cm minha amiga... obrigada por ter vindo me perguntar pq somos bairristas, flor^^)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

INCONDICIONAL.

Muita vontade. É só isso. quero ensinar. Sinto nas minhas veias o sangue de quem ensina correr. Quero ouvir um "tia, muito obrigada", um "professora,   vc fez a diferença na minha  vida". Pra mim não existe missão mais nobre que lecionar. é uma paixão, um  amor, uma devoção. É só o que eu quero. LECIONAR.
não existe amor mais lindo que esse, que ensinar a uma criança que a história não é aquela que tá nos livros, mas aquela que se vive, que se sente e que se  ultrapassa a cada hora do dia.

Sim, eu AMO história. Me atire a primeira pedra quem não ama.

A história  está nas minhas veias, nos meus lábios... Amo história... SEMPRE.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Politiquices e nada mais (acho!)

    Claro, fui assistir o debate de hoje a noite... Tudo me pareceu um tanto quanto invertido... Os dois "candidatos maiores", para mim, eram os mais fracos e desesperados. Enquanto os dois "menos importantes" estavam ali, firmes e fortes (e que força aquele velhim tem, aaah danado, desmontou todo mundo!)


    Enquanto Dilma tentava agregar para si uma imagem de continuidade lulista (que ela já agregou, na vdd, mas continua reforçando...), Serra ligou o "promessômetro"(amei o neologismo de Marina!) e fui se comprometendo a tuuudo que pediam.. (ou melhor, quase tudo, pq quando interpelado sobre os tais 10% do PIB para a educação, desconversou, fez corpo mole e preferiu ficar em cima do muro, pra variar...). E ai?


    Cadê o debate "limpido e claro"? O que vi foi Marina acusando Dilma, Dilma acusando Marina  (briga de ex ministras é tão indigno, haha*-*). E vi Plínio chicoteando todo mundo. De toda a lama que saiu dali, o menos respingado foi o "véi macho"( palavras do querido Luiz Gonzaga que meu professor utiliza para definir o candidato, rs)...


    Confesso que, se me sentisse absolutamente segura de  que o plano de campanha dele, apesar de alguns pequenos "absurdos", fosse plenamente cumprível, mudaria meu voto para ele NA HORA. (se bem que PSOL é um tanto quanto "intragável" para mim, mas são razões "pessoais"...)
    Então só queria dizer, de mim para mim mesma, essas coisas... E me lembrar antes de saber se REALMENTE quero votar em alguém (ainda tenho essa opção!!!) se isso tudo vai valer a pena. Votar é importante, não abro mão do voto... Quem chega pra mim, dizendo qu o voto é uma forma de controle... eu concordo! é uma forma de NÓS controlarmos nosso destino. MAs quem disse que somos bons de voto, de controle? Não, somos não.


    Ora, tantos "apoliticos" ai pelo meio do mundo, que sequer sabem o que é ser apolítico... Que olham pra todo esse circo e dizem "não vou participar disso, vou votar no que tá ganhando e pronto"... Em vez de procurarem saber o motivo de cada candidatura. Sim, o motivo. Não são só as propostas dos candidatos, mas seus reais motivos, o que os empele. 


    "Aaah, mas meu voto é só mais um nem vai fazer diferença"... Sim, já ouvi barbaridades como essa. Os mesmos que acham isso são os que sempre reclamam de como está o país, mas não sabem a causa... 
    Aprendi que o voto nulo com consciência, é uma coisa... O voto nulo por desencargo de ocupação é totalmente outra.... Mas quem explica às massas isso? Ninguém, claro, pq é mais fácil um povo que não sabe o que se passa... Um povo que assista "bestializado" como diz o José Murilo de Carvalho... Um povo que só está ali por estar, só pra ouvir o barulho da maquininha eleitoral...


    Pensamentos confusos que não se ordenam nem sobre isso, rsrs... Mas tentei. Abaixo, só um singelo link... Do candidato que hoje teve "coragem" de dizer "eu dei aula", como se as aulas que deu em campanha revelassem a ele os problemas que os professores DE VERDADE enfrentam... Queria ver era o Serra numa escola por uma semana. Ia perder os parcos cabelos de sua cabeça... E talvez até as sobrancelhas caissem, haha!
    Pra variar, eu falo muito... eis o link!


http://www.youtube.com/watch?v=CQszzzhLITo

 Serra dando aula de matemática.... E ainda tem coragem de se "orgulhar" de ter ido "dar aula"... hanrram, Serra, senta lá!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios